Simplicidade

"Sintaxe à vontade"

14:03

Registro de obra

Sentimento simplificado por Caribé |

Olá amigos. Há muito tempo veio lutando contra a tentação de fazer um blogg, mas acabou que aqui estou. Bem, sempre gostei de criar muitas coisas e há uns anos atrás comecei a fazer música sei nem porque... Daí, apareceu o tal palcomp3, um site parceiro do cifraclub que permite que o artista publique a sua obra. Artistas como Dado Villa-Lobos, Teatro Mágico, entre outros, estão lá, divulgando de maneira independente sua música, sem cobrar nada pelos downloads e tal. Bom, já que tinha aqui umas 40 músicas gravadas (muito mal por sinal, por não ter equipamento algum), resolvi postar algumas. Entendo que a maior realização de quem cria é ver que o objeto criado é apreciado por outras pessoas. Só que há um problema: o maldito "direito autoral". Tem aquele que diz respeito ao direito à cópia (copyright) e um outro que diz respeito ao direito de autor. Não importa qual seja, você tem que registrar sua obra para provar que ela é sua! .... mais alguém aí acha isso um absurdo ou sou só eu nesse mundo que pensa dessa maneira? Há, porque você tem que proteger tudo que é seu dos temíveis.... humanos. Humanos, como eu, como você, como todo mundo. Do mesmo jeito que tenho que colocar grades na minha casa, cadeado no portão, bilhões de senhas para acessar minha conta pela internet, eu tenho que proteger uma coisa que eu criei, que se não fosse não existiria, algo que como vômito de sentimento ganhou forma ao ser decodificada em sons e frases, algo que fiz apenas para me expressar, sem o intuito primário de comercializar tal "sentimento". Claro que o reconhecimento em cifra$ é sempre bem vindo, porém, pensar na consequência ante a arte, para mim, é um puta dum crime ediondo. E como é praticado tal crime. 90 e 10% dos artistas que por aí se escondem por trás de suas apresentações vêem a música como um produto. Apenas como um produto. Devo ser um tolo, o único tolo a pensar dessa maneira, mas não consigo ver a música como tal produto, com rótulo e tudo mais, com tua alma engarrafada pelas gravadoras. Que linda a internet que possibilitou o tráfego de músicas gratuitamente. Que lindo o Radiohead colocando lá seu albúm à mercê do julgamento dos fãs em relação ao valor que deveriam pagar por aquele trabalho genial de "In Rainbows". Que coisa linda também a trupe do "Teatro Mágico" que se lançaram pelo próprio palcomp3 com uma idéia genial e um espetáculo como nunca visto por esse cara aqui que tanto reclama. Eu sei que o registro é algo que deve ser feito, para proteção de nossa obra contra os temíveis humanos sem criatividade que roubam sem cerimônia os "sentimentos vomitados" alheios. Mas bom seria se fosse apenas arte, e o reconhecimento fossem apenas aplausos e elogios.

1 Discussões:

Gustavo disse...

Concordo com isso !Nós poderimamos fazer nossas própias obras tranquilamente,não sendo roubasod pelos "humanos"

Postar um comentário

Subscribe