Simplicidade

"Sintaxe à vontade"

01:04

Deus e Religião

Sentimento simplificado por Caribé |


Hoje no trabalho, estávamos sem nada pra fazer e começamos a jogar conversa fora. Não sei de onde nem como, veio o assunto sobre religião, assunto que todos temem conversar, mas eu, particulamente, adoro! Um amigo perguntou-me qual a visão que eu tenoh sobre as religiões, sobre Deus, Jesus, e tudo mais... Disse a ele coisas que havia lido em livros, coisas que li na Bíblia, coisas que aprendi nas diversas igrejas que fui visitar, coisas de documentários, de filmes, etc. Chegando em casa, parei pra ponderar nas coisas que disse e descobri que nada do que eu disse era necessariamente a minha opnião. Eram coisas que outras pessoas disseram, que outras pessoas escreveram, viram, enfim. Parei então pra pensar na minha opnião. Na verdade, creio, que todos acreditam nas mesmas coisas, só que discordam nos pontos de vista e nas interpretações. Até um ateu tem lá suas crenças. Acreditando no nada ele acaba fazendo do NADA uma coisa que existe com a ausência de todas as outras coisas. Assim como o preto existe como sendo a ausência de todas as outras cores. Os torna "crentes" em um tipo de ilusão que não é diferente das elaboradas criações das religiões das quais eles riem. O cristianismo vem por anos ensinando coisas que sempre foram ensinadas no budismo, ou no islamismo, ou na religião dos índios, no Taoísmo, no Hindú. Mas aí vem o cirstão e obriga o índio a acreditar da forma dele. O islamita quer bombardear todo mundo que não acredita nas coisas como ele acredita, e por aí vai. Qual parte do nosso cérebro comanda esse nosso lado tão arrogante? De achar que nós, enquanto pessoa única que somos, temos a melhor opnião, ou somos detentores da verdade, e todos os outros estão enganados, pobres coitados... Todos nós dependemos das ilusões que criamos, pois sem elas não tería sentido a nossa fatídica existência. Temos, por condição humana, achar sentido em todas as coisas, colocar propósitos em tudo, achar que nada é por acaso, que tudo é bolado por um arquiteto superior. Por que buscar respostas milaborantes e se prender a explicações por meio de uma fé cega? Ao invéz disso, poderiamos aprender a viver aqui, o hoje, o agora, e não a esperar o que o "além imaginário" possa nos proporcionar. Por que não aprender os ensinamentos de Jesus Cristo, ou de Buda, ou de Tupã, ou de quem quer que seja, que procurou ensinar coisas maravilhosas para que empregassemos aqui, na vida terrena, por que é aqui que estamos agora. As respostas virão com o tempo. Por que seguir dogmas que não passam de simbolismos, coisas mau interpretadas, antiquadas, e não passamos a aprender as coisas que realmente importam? Todas as religiões tem algo bom a ensinar: Jesus diz:

"Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta"
(Mat 5:23-24)

O próprio Jesus Cristo põe o amor entre os homens antes da adoração. Preza pelo Deus existente dentro de cada um e não pelo Deus barbudo que vive nas nuvens com um super binóculo e uma escuta, prestando atenção nas coisas que fazemos de errado.

O budismo ensina:

"Retribuir aos nossos pais enquanto é tempo. "

"Conhecer as nossas próprias limitações."
"O hoje não se repetirá."
"Não seja impaciente, nem arrogante, tampouco preguiçoso."

Ensimanetos simples, mas que se todos seguissem, estaríamos todos "salvos".

E todas as outras religiões tem basicamente os mesmos fundamentos. Mas por artimanhas de poucos, muitas das religiões são usadas para um controle social idiota e que vai de encontro com os ensinamentos que realmente são de grande valia para nossas vidas.

De onde viemos? Para onde vamos? O que somos? Todas as perguntas tem a sua hora certa para serem respondidas. Vivamos o hoje, o agora, façamos o bem, sejamos felizes. Esta é minha religião. É nisso que acredito. Este é meu Deus.

1 Discussões:

evelyn mel disse...

é de pessoas assim, com esses pensamentos que precisamos nos grandes cargos de nossa sociedade...
viver o hoje, fazer o bem e ser feliz é o que realmente importa, e dá sentindo as nossas vidas.
mto bom o texto...
(:

Postar um comentário

Subscribe